A Coordenação Central de Educação a Distância está estruturada como órgão subordinado à Vice-Reitoria para Assuntos Acadêmicos da PUC-Rio, tendo como principais objetivos:
- Desenvolver programas, projetos e cursos de Educação a Distância em todas as fases do processo, a partir do planejamento e desenvolvimento – especificação de conteúdo, design didático, design de interface, programação, implementação, gestão, monitoramento – até a avaliação.
- Cooperar com os Departamentos, no intuito de manter e desenvolver a excelência acadêmica.
- Criar oportunidades para o crescimento da Educação a Distância.
- Acompanhar e dar apoio tecnológico e pedagógico aos cursos a distância.
- Promover projetos de pesquisa a partir de novos modelos pedagógicos, recursos e tecnologias para a EAD.
Ressalta-se ainda, que a CCEAD conta com uma equipe multidisciplinar a fim de garantir padrões de excelência – científica, didática, gráfica e textual – que estejam em conformidade com os paradigmas da PUC-Rio.
Departamento de Educação
O Departamento de Educação da PUC-Rio tem realizado projetos relacionados à capacitação de profissionais do Ensino Fundamental e Médio e, desde 1996 até a presente data, realiza cursos de especialização que podem ser considerados a base mais atual em termos de formação continuada de docentes e gestores usando a modalidade a distância.
Desde as experiências do antigo ensino por correspondência até os dias de hoje, quando seus cursos já usavam a telemática, podemos observar um número substantivo de realizações em EAD.
Desse modo, o objetivo deste departamento é a busca de mais uma via de diálogo social, intelectual e cultural – em termos nacionais e integrando regiões que, no sistema convencional, ficariam restritas e relativamente isoladas no seu contexto.
Educação a Distância
A Educação a Distância caracteriza-se como uma “modalidade educacional na qual a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, com estudantes e professores desenvolvendo atividades educativas em lugares ou tempos diversos”. (Decreto nº 5.622, de 19/12/2005)
Essa modalidade tem características específicas, entre as quais se destacam:
- Separação de espaço e de tempo entre professor e aluno
- Flexibilidade de horário e local
- Autonomiado aluno no processo de aprendizagem
- Comunicação entre os participantes (aluno, professores, mediadores pedagógicos
e coordenadores)
- Utilização de recursos tecnológicos como mediadores da aprendizagem.
No caso do Curso de Especialização - Tecnologias em Educação, deve-se acrescentar ainda como requisitos imprescindíveis, a importância do emprego de um design didático que atenda aos objetivos pedagógicos ligado às correntes que pensam o aluno como agente na construção do conhecimento e o desenvolvimento de uma linguagem apropriada a este público.
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