Objetivos gerais:
- Preparar professores, que estão em exercício pleno de suas funções em escolas estaduais e municipais do Ensino Fundamental e Médio, para atuarem como formadores em Tecnologias aplicadas à Educação.
- O curso pretende ampliar o conceito de educação mediada e integrada por tecnologias com a incorporação de todos os meios tecnológicos cabíveis, formando professores para a utilização destes meios.
- Promover a formação continuada dos docentes no uso das Tecnologias de Informação e Comunicação no Ensino Fundamental e no Ensino Médio das redes públicas, para melhoria progressiva da qualidade da Educação Básica.
Objetivos específicos:
- Desenvolver competências que permitam orientar, produzir, capacitar, apoiar e assistir ao uso/aplicação pedagógica das novas tecnologias de informação e comunicação nos sistemas escolares das diversas unidades da Federação.
- Desenvolver a competência tecnológico-pedagógica dos participantes para capacitar professores e equipes administrativas das escolas.
- Planejar e executar ações a partir de uma ótica transformadora viabilizando a articulação entre o projeto políticopedagógico, as atividades de gestão e a prática educativa mediada por tecnologias.
- Produzir conteúdos e projetos educacionais utilizando as diferentes linguagens e tecnologias.
- Atuar como agentes de mudanças educacionais.
- Usar a tecnologia e uso de mídias na educação de forma crítica e autônoma, de modo a capacitar professores, apoiar e assessorar o desenvolvimento de projetos e atividades em escolas e núcleos, planejar, administrar e avaliar projetos e experiências.
- Apoiar e promover o desenvolvimento de competências e habilidades tecnológico-pedagógicas de uso e gestão da tecnologia no exercício profissional nos NTEs e NTMs, em atividades de orientação, assistência, gestão e formação de recursos humanos para escolas, secretarias de educação e outras instituições.
- Possibilitar o desenvolvimento de competências para: analisar e resolver problemas, criar situações de integração de mídias e tecnologias na realidade de sala de aula, elaborar e desenvolver projetos e atividades que integram conhecimentos de distintas áreas do saber e as tecnologias e mídias disponíveis, inclusive as novas tecnologias de informação e comunicação.
- Possibilitar a tomada de consciência para compreender as várias dimensões do uso pedagógico das novas mídias e tecnologias, favorecendo a reconstrução das práticas educativas, tendo em vista o contexto da sociedade em constante mudança e uma nova visão epistemológica envolvida nos processos de conhecimento.
- Contribuir para o desenvolvimento de habilidades de articulação de processos de inter-relação (interpessoais e intergrupais), fazendo uso da competência emocional.
- Contribuir para a criação de condições que despertem nos profissionais a motivação para incorporação das mídias e tecnologias de informação e comunicação em suas práticas profissionais, apoio ao processo de planejamento tecnológico-educacional de escolas, assessoria pedagógica para o uso da tecnologia no processo de ensino e aprendizagem, acompanhamento e avaliação do uso pedagógico da tecnologia.
- Subsidiar o professor nas práticas educativas, utilizando o Portal do Professor, que possui as seguintes seções: Espaço da Aula, onde o professor poderá visualizar planos de aulas ou criar o seu; Jornal do Professor; Recursos Educacionais e Cursos e Materiais; Interação e Colaboração e Links.
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