Nos hemos unido y seguimos escribiendo en el blog E-PIA

terça-feira, 6 de outubro de 2009

Estructura Curricular

Estrutura Curricular



 
O curso está proposto em três eixos temáticos. Estes eixos temáticos são constituídos da seguinte forma:
 
I. A Escola como Espaço Integrador de Mídias
 
Esse eixo compreende a recontextualização da escola como um espaço integrador de mídias, evidenciando os diferentes papéis e atuações dos protagonistas, bem como o papel das políticas públicas contribuindo para a visão crítico-construtiva sobre a incorporação de tecnologias na educação e o entendimento sobre o compromisso do Estado como orientador das políticas, fomentador e disseminador das práticas.
 
II. Gestão de Mídias na Comunidade Escolar

Esse eixo aborda a integração de diferentes espaços da comunidade, a valorização das artes e manifestações culturais, bem como evidencia o design didático e a autoria de projetos utilizando as diferentes mídias e tecnologias.
 
III. Integração de Tecnologias e Mídias no Fazer Pedagógico
 
Esse eixo enfatiza os conceitos, histórico e operação das diferentes mídias e tecnologias no cotidiano escolar, compreendendo suas potencialidades no planejamento e uso crítico destas. O eixo articulador é representado pelo desenvolvimento em grupos de projetos e acompanha o cursista em toda sua trajetória buscando articular a formação na ação, na qual assume diferentes papéis: a princípio, como aluno, posteriormente como designer, mediador e avaliador de práticas pedagógicas que integram distintas tecnologias.


Cada um dos eixos temáticos é abordado por meio de componentes curriculares como disciplinas e oficinas temáticas virtuais e oficinas pedagógicas assistidas.


Distribuição da carga horária e dos componentes curriculares


Abertura Solene e Seminário Introdutório. Presencial e Assistida 36 horas

 
I. Eixo Temático: A Escola como Espaço Integrador de Mídias - 100 horas
Disciplinas:

   Concepções de Aprendizagem - 25 horas
   Mídias na Educação: a prática do Formador - 25 horas
   Introdução às Narrativas e Roteiros Interativos para Educação - 25 horas

Seminário a Distância: Inclusão e Tecnologias Assistivas: sensibilização - 25 horas


II. Eixo Temático: Gestão de Mídias na Comunidade Escolar - 180 horas

Oficinas Pedagógicas Assistidas:

   O Professor e a Prática Pedagógica com a Integração de Mídias - 15 horas
   Recursos de Pesquisa na Web - 15 horas

Disciplinas:

   Design Didático - 25 horas
   Gestão e Integração das Tecnologias e Mídias Educacionais - 25 horas
   Mídia, Cultura e Sociedade - 25 horas

Seminário a Distância: Informática e Sociedade - 25 horas


III. Eixo Temático: Integração de Tecnologias e Mídias no Fazer Pedagógico
Oficinas Temáticas Virtuais:

   Projetos Pedagógicos Utilizando Texto, Imagem e Som - 15 horas
   Projetos Pedagógicos Utilizando Rádio e TV (TV escola, DVD na escola, webrádio, TV digital, Portal do Professor, Banco Internacional de Objetos Educacionais) - 15 horas
   Projetos Pedagógicos Utilizando Ambientes Interativos Virtuais (blog, e-ProInfo, orkut) - 15 horas
   Projetos Pedagógicos Utilizando Ferramentas de Autoria - 15 horas

Seminário a Distância: Pesquisa e Saber Docente - 25 horas


TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO


Orientação de Projetos e TCC: Planejamento, Vivência e Análise do Trabalho de Conclusão do Curso - 24 horas

Apresentação dos TCCs - Presencial. 20 horas


Nenhum comentário:

Postar um comentário